segunda-feira, 13 de junho de 2011

Gaúcho : A palavra


Hoje em dia é comum se designar gaúcho aquele que nasce no Rio Grande do Sul. Mas a palavra gaúcho tem um significado maior do que este empregado nos dias atuais, o gaúcho em verdade é aquele paisano que tem amor e apreço pelas coisas do pago e que se mostra envolvido com a terra e com o campo.Tanto que existem o gauchos uruguaios e os gauchos argentinos.
Aquele que nasce no Rio Grande do Sul, tem uma grande celebração quando aos feitos caudilhos, tanto no 20 de setembro quando nos GTGs que hoje estam espalhados por todo mundo.Mas existem muitos ''bonecos'' de GTC que se pilcham apenas em festividades e que ao sairem do Centro de Tradições fazem piada da cultura de quais são frutos. Isto também falem aos ''gauchihos'' de 20 de setembro que fazem questão de se pilchar e passar a cavalo nos desfiles temáticos que tomam conta do RS nesta data célebre, sendo ''gaúchos de verdade'' só naquele dia. Estes não são dignos de serem chamados de gaúchos, pois apenas se aproveitam das tradições para se ''aparecerem'' aos amigos e para outras pessoas, pois vestem a pilcha sem apresentar apreço aos feitos e a dignidade do verdadeiro gaúcho, e o pior ainda fazem piada da própria cultura.
Isto infelizmente é comum, mas ainda existem aqueles gaúchos da cepa tradicionalista, aquele que mesmo de a pé não deixam de escutar uma boa música e que usam a pilcha a qualquer dia sem a deixar guardada para usar no dia 20 de setembro.Estes gaúchos vão desde os peões de estância até o citadino ou historiadores e pessoas ''letradas''.
Assim tentaremos ser mais gaúchos, mas gaúchos de verdade, cantarmos o hino com mais garra e vontade,, pois este hino é sagrado e representa toda história desta querência que foi marcada por lutas lendárias,escurtamos aquela música nativista que vem do berço do tradicionalismo, usar a pilcha, mas não por bonito, mas demonstrando o valor que ele representa.Sejamos gaúchos de verdade, que ostentam uma história de feitos inimagináveis. Cantaremos alto para que o brado daqueles que não se conformam com as injustiças seja escutado por todos os quatro cantos. Mostraremos que ainda existe aquela raça e garra que tradicionalmente nos habita.
Não sejamos apenas figuras de rodeios de desfiles temáticos, sejamos algo mais simples e não por isso menos honrado e valoroso, sejamos apenas GAÚCHOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário